Mais Matemática - Aula 05 - Polígonos - (D5)
(D5) Considere o polígono STUV representado na malha quadriculada a seguir:
Se um estudante construir um novo polígono S’T’U’V’ duplicando as medidas dos lados de STUV, o perímetro do novo polígono em relação ao apresentado na malha
A) será reduzido à metade.
B) será duplicado.
C) será triplicado.
D) será quadruplicado.
(D5) (Saego 2011). Veja o polígono desenhado na malha quadriculada abaixo:
As medidas de todos os lados foram dobradas. O novo polígono semelhante à figura acima é
(D5) Observe o retângulo MNPQ representado na malha quadriculada:
Um estudante representou em outra malha quadriculada um retângulo STUV com as dimensões quatro vezes menores que a do retângulo MNPQ.
Assinale a alternativa que apresenta o desenho feito por este estudante.
(D5) (SPAECE) A figura abaixo mostra um polígono desenhado em uma malha quadriculada em que todos os quadradinhos têm o mesmo tamanho e o lado de cada um deles corresponde à unidade de medida de comprimento.
Duplicando-se as medidas dos lados deste polígono, o perímetro do novo polígono ficará
(D5) Lídia pretende construir uma piscina no seu quintal e, para melhor visualizar sua ideia, fez dois projetos conforme a ilustração a seguir:
De acordo com as informações, a medida da área ocupada pela piscina II será igual ao
A) dobro da medida da área da figura do Projeto I.
B) triplo da medida da área da figura do Projeto I.
C) quádruplo da medida da área da figura do Projeto I.
D) quíntuplo da medida da área da figura do Projeto I.